STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe
POLÍTICABRASILNOTÍCIAS


O Supremo Tribunal Federal condenou, nesta quinta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado, além do pagamento de 124 dias-multa.
A decisão reconheceu a participação de Bolsonaro na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele foi considerado culpado por cinco crimes: tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Dos cinco ministros da Primeira Turma, quatro votaram pela condenação: Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux foi o único a se posicionar pela absolvição.
Além do ex-presidente, outros sete acusados ligados ao núcleo central da trama também foram condenados, com penas que variam conforme o grau de envolvimento.
A defesa de Bolsonaro classificou a sentença como desproporcional e anunciou que irá recorrer. A condenação marca um fato inédito na história do país, ao tornar Bolsonaro o primeiro ex-chefe de Estado brasileiro condenado por atentar contra a democracia.