Governo inicia reembolso a vítimas de golpe envolvendo o INSS; veja como pedir

BRASILPOLÍTICANOTÍCIAS

7/24/20251 min read

O governo federal começou nesta quinta-feira (25) a devolver os valores indevidamente cobrados de aposentados e pensionistas do INSS que foram vítimas de uma fraude relacionada a um suposto serviço de “saque aniversário”. A devolução ocorre após a constatação de que milhares de beneficiários tiveram descontos aplicados sem autorização.

Segundo o Ministério da Previdência, a maior parte dos casos está ligada a uma empresa de crédito que realizou descontos automáticos, apresentando contratos que muitos segurados afirmam nunca ter assinado. Ao todo, mais de 1,3 milhão de beneficiários foram afetados e agora terão direito ao reembolso.

O valor devolvido será depositado diretamente na conta bancária em que o beneficiário recebe o pagamento do INSS. O processo de estorno ocorrerá de forma gradual, com prioridade para os casos mais antigos e de maior prejuízo.

Quem ainda não teve o valor restituído pode fazer a solicitação pela plataforma Meu INSS (via site ou aplicativo). É necessário ter login no portal Gov.br, acessar o menu de serviços, clicar em “Solicitar Reembolso de Desconto Indevido” e seguir as instruções.

O governo reforça que os beneficiários devem ficar atentos a possíveis golpes e não repassar dados pessoais por telefone, mensagem ou redes sociais. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número 135, canal oficial do INSS.